Foto: Silvio Kaufmann (Divulgação)
Registro do último festival, em 2024. É a inspiração para a pintura oficial do evento. Bailarinas do Colégio São José, de Pelotas.
O tradicional evento de dança do coração do Rio Grande do Sul já tem data marcada – 4 a 7 de setembro. Nesse período, dançarinos de várias partes do Estado e do país se reunirão para disputar 10 modalidades. Até o momento, o Santa Maria em Dança já teve 1,4 mil inscritos e o número deve aumentar, já que o período segue até 8 de agosto. O site oficial do evento direciona para ingressar na competição, que já está na sua 3ª fase, ao valor inicial de R$ 150 por participante.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O encontro de quatro dias será no Centro de Eventos Park Hotel Morotin, na BR-287. O Festival será aberto oficialmente dia 4 de setembro, às 19h. E, os espetáculos diários serão iniciados conforme programação que consta no regulamento (leia o material completo aqui). O valor dos ingressos para o público em geral ainda não foi divulgado.
Participantes até 10 de julho
Do próprio município, já são 300 bailarinos. Mas quem contabiliza o maior número é Pelotas, com 400 a 500 inscrições. Além destes números, os familiares se somam ao evento e mobilizam a cadeia produtiva cultural no município, destaca o coordenador geral do festival, Paulo Xavier:
– A gente sabe que vem pai e mãe de carro, atrás dos ônibus com os competidores. Pessoas que irão fazer turismo nesses quatro dias. Vão estar nos hotéis, vão estar nos restaurantes, comprando no centro, nos shoppings.
Confira o panorama das inscrições abaixo.
- Pelotas – 400 a 500 bailarinos
- Santa Maria – 300
- Santa Rosa – 120
- Santiago – 80
- Bom Retiro do Sul – 50
- Piratini – 40
Siga o perfil de entretenimento do Diário no Instagram
Características
O evento confere a premiação em troféus, medalhas e dinheiro, totalizando mais de R$ 20 mil. Entre as atividades, está a concentração de concursos, cursos e fórum em espaço amplo. A organização estima que a edição de 2025 deve se aproximar dos 3 mil participantes, divididos entre os concursos para Escolas de Dança, Grupos de Dança de Escolas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, Master, Baby, Terceira Idade.

São 10 modalidades
- Ballet Clássico de Repertório
- Ballet Clássico Livre
- Dança do Ventre
- Dança de Salão
- Dança Contemporânea
- Folclore
- K-pop
- Jazz
- Estilo Livre
- Danças Urbanas
Santa Maria em Dança 2025
- Inscrições – Até 8 de agosto, no site do evento
- Evento – 4 a 7 de setembro, no Centro de Eventos Park Hotel Morotin, na BR-287, 1981. Bairro Camobi
- Diretrizes e cronograma – Regulamento completo no site
- Público em geral – Ingressos ainda não estão disponíveis
O Grupo Diário está entre os apoiradores do evento.
Leia mais: